terça-feira, 28 de agosto de 2007

“Preso policial suspeito de vazar informações de operação na Rocinha”

Gravações telefônicas levaram à prisão do suspeito. Ele está na Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis.
Foi preso na manhã desta terça-feira (7) um policial suspeito de vazar informações da operação feita por 12 delegacias especializadas na Rocinha, na quinta-feira (2). As informações são da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), onde o suspeito está preso. O policial trabalharia na 12ª DP (Copacabana) e teria sido identificado como Sérgio Luiz Albuquerque. Ele teria sido localizado por meio de gravações telefônicas. Junto com o suspeito foi apreendida uma picape Cherokee preta, que pertenceria ao policial. Há informações que ele teria uma financeira dentro da favela. Balanço da operaçãoSegundo o balanço divulgado pela Polícia Civil, oito pessoas foram detidas na operação que reuniu mais de 300 policiais e durou mais de seis horas. Desse total, cinco foram presas e três vão responder processo em liberdade. Foram apreendidos 26 motos roubadas, dez quilos de maconha, cinco quilos de cocaína e 200 papelotes da droga, 500 pedras de crack, além de uma submetralhadora, uma pistola, um revólver, quatro granadas, uma bomba de fabricação caseira, radiotransmissores e computadores, que eram utilizados numa central clandestina de TV a cabo (mais conhecido como “gatonet”). Secretário quer punir culpados pelo vazamentoNa sexta-feira (3), o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, fez uma reunião com todos os chefes de equipes que participaram da operação realizada na Rocinha para apurar de onde partiu o vazamento de informações, que atrapalhou parte da operação e colocou a vida de policiais e da comunidade em risco.
É preciso pensar, Refletir, criticar, mas também agir.
Problemática:

*A população não confia nos militares. Isso além de gerar toda essa falta de credibilidade na polícia, desconfiança, leva o problema, mais em baixo ainda, pode parecer sensacionalismo, mas se a população não confia na segurança pública, a população adquire sua própria arma de fogo de forma legal ou não.
*Essa reportagem também nos remete a quantidade de militares corruptos e criminosos, onde a cada semana temos a notícia de no mínimo um, que foi descoberto, e se achávamos um absurdo a impunidade no meio civil, podemos aumentar ou dizer que a punição no meio militar é baixíssima, quase zero.
*Podemos também perceber uma defasagem nas academias militar de alguma forma, pois o certo seria que militares odiassem e fizessem de tudo para pegar um criminoso e não se aliar a ele.
*Isso não justifica a falta de honestidade e caráter, mas também podemos colocar a precária remuneração dos militares. Isso causa uma revolta, pois enquanto vereadores, senadores, governadores,juizes, políticos de uma forma geral recebem salários altíssimos, altos mesmos, pra uma grande maioria deles “não fazerem nada”, eles recebem um salário baixíssimo, e não desmerecendo o trabalhos desses “políticos” mas além de a maioria não trabalhar direito, o trabalho dos militares é tão importante quanto o deles, eles arriscam a vida todos os dias pela segurança da população e ganham menos de 10% dos que os de colarinho ganham. Uma revolta da farda X colarinho, faz também com que eles não tenham interesse em zelar pela a segurança, já que os créditos, se é que terá, não são da corporação que arrisca a vida, será dos que ganham 10 X mais do que eles. Os governantes

Nenhum comentário: