sexta-feira, 31 de agosto de 2007

"Promotor acusado de matar jovem é mantido no cargo"

Parentes de Diego Mondanez fazem ato em frente ao MP (Foto: Leonardo Soares/Diário de S.Paulo )
Thales Ferri Schoedl ganhou cargo vitalício e não pode mais ser demitido. Procurador-geral denunciou o promotor por homicídio qualificado (motivo fútil).



Decisão do Órgão Especial do Colégio de Procuradores do Ministério Público Estadual manteve no cargo o promotor Thales Ferri Schoedl, acusado da morte de um jovem em dezembro de 2004. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (29) na sede do MP, no Centro de São Paulo.
O advogado do promotor, Ovídio Rocha Barros Sandoval, informou que seu cliente "ficou muito emocionado com a decisão". "O que eu senti é que se fez justiça. Não se poderia em um processo administrativo avaliar questões criminais. Quanto à parte administrativa, não havia nada contra ele", afirmou o defensor. A decisão foi apertada, por 16 votos a 15. Schoedl é acusado de matar o jovem Diego Mendes Mondanez, então com 20 anos, e ferir Felipe Siqueira Cunha de Souza em dezembro de 2004 na Riviera de São Lourenço, em Bertioga, a 92 km da Capital. Como promotor mantido no cargo com a recente decisão do MP, ele tem direito a foro privilegiado e será julgado criminalmente pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Se tivesse perdido o cargo, Schoedl iria a júri popular para ser julgado pelos crimes.

O Órgão Especial do MP discutiu na tarde desta quarta-feira o vitaliciamento (estabilidade no emprego) do acusado. Depois de prestar concurso público, os promotores passam por dois anos de estágio probatório (que serve para comprovar sua experiência). Após esse período, eles ganham o cargo vitalício e não podem mais ser demitidos. Schoedl é acusado de ter cometido o crime antes dos dois anos e ainda não havia conseguido o cargo definitivo.
O promotor havia sido exonerado pelo Órgão Especial em 30 de agosto de 2005. Ele recorreu ao TJ e conseguiu anular a decisão. O promotor foi reconduzido ao cargo sem o direito de exercer suas funções, mas recebendo salário de R$ 10,5 mil mensais, mantidos pela nova decisão do MP.
Crime
Em 30 de dezembro de 2004, o promotor saiu de uma festa na Riviera de São Lourenço acompanhado da namorada, Mariana Ozores Bartoletti, quando passou por quatro jovens, entre eles as duas vítimas. Segundo o promotor alegou na época, um dos jovens teria mexido com sua namorada.
Uma discussão começou e o promotor teria sacada uma pistola Taurus, calibre 380, e disparado contra o grupo. Atingidos, Diego morreu e Felipe ficou ferido. A defesa do promotor alega que ele disparou em legítima defesa, por se sentir acuado pelos jovens que o provocavam. O procurador geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho, denunciou o promotor por homicídio qualificado (motivo fútil). Ele considerou que a provocação não seria motivo suficiente para que o promotor disparasse, e Schoedl não deveria estar armado
Problemática:

- Um promotor, assassino mantém privilégios em julgamento, apenas por ter esse cargo público. Privilégios e julgamento de forma desigual.
-Não pode ser demitido, pois o governo não demite em cargos vitalícios. Isso é um problema esse sistema de funcionalismo público.
-Não continua trabalhando e recebe um salário de 10 mil e quinhentos reais.
-Decisão do Órgão Especial do Colégio de Procuradores do Ministério Público que ele : “Não se poderia em um processo administrativo avaliar questões criminais. Quanto à parte administrativa, não havia nada contra ele" Então ele continua no cargo recebendo os 10 mil reais.
-Impunidade, está em liberdade e sem ser julgado.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Manifesto ao joven do século XXI - MUDANÇA E CONSCIÊNCIA











O que acontece?


Nós jovens que nos preocupamos realmente com o futuro da nação, somos poucos.
Uma grande maioria , não tem interesse nenhum em saber como andam as coisas no país, quais são as crises (que são muuuuitasss), quais são os problemas, o que podemos fazer pra melhorar.
Então esse texto é somente aos jovens que se enquadram no perfil descrito abaixo.
Se você já tem dezesseis anos e dá graças por ainda não precisar votar, ou se tem dezoito e acha isso um saco e vota em quem seus pais vão votar, se você não tem interesse nenhum sobre o que é discutido nas CPI's, ou o porque de seu pai ter cerca de 15%(IR) a menos do salário e mesmo assim ele te paga escola particular, convênio médico, ou mesmo se você usa o S.U.S e estuda em escola pública e acha tudo um lixo...Se na sua rua tem um guardinha que passa apitando toda noite pra mostrar que está vigiando, e isso te irrita mais vc nunca parou para pensar que essa não é a função dele..que está faltando ouvirmos o apito de segurança do governo(tbm nos 15%)...Enfim...se vc tem algumas dessas características...
Isso é pra você...
Mexa-se...pense...execute, movimente-se, cobre(nem que seja na câmera municipal).Crítique sim...divulgue sua opinião...vote certo! Fique feliz por ter direito ao voto...conheça a história do seu país,fique feliz por poder ouvir o que você quiser e falar o que você quiser.e por fim...
Se indigne...e finalmente...Pense...evolua...cresça...
nunca desanime...não aceite a desigualdade social...faça algo...mesmo que seu governo que teria a obrigação não faça...
não desanime...

"Os poderosos podem destruir uma, duas ou até três rosas, mais jamais conseguirão deter a primavera inteira."(Che Guevara)

Comece refletindo nessa música e se inspirando nas fotos acima!( http://www.youtube.com/watch?v=fvEwI7q4DMw )
Geração Coca-Cola(Legião Urbana)
Compositor: Renato Russo

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês nos empurraram
Com os enlatados dos USA, de 9 às 6.
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês.

[refrão]Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da naçãoGeração Coca-Cola.
[I]Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do jogo sujo
Não é assim que tem que ser?
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis.


~ Iluminismo ~ Importância para o Mundo atual







O iluministo(França como já a natureza da palavra diz foi um movimento burguês que Trouxeram novas idéias á Tona. Século das Luzes...
O movimento defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser substituie as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro(antropocentrismo X Teocentrismos...traços renascentistas) e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.
Para os iluministas, o homem era naturalmente bom, mas se corrompia pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do Monarquico, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero.
Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas...centralizado o poder...Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões econômicas.
No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados não só os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial para a classe burguesa.
Os principais filósofos do Iluminismo foram: John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; Montesquieu (1689-1755), ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE = IDEAIS ILUMINISTAS
SUA GRANDE IMPORTÂNCIA OCIDENTAL:
Influenciou a Revolução Francesa e InglesaTambém teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.
No mundo atual vemos as idéias iluministas em todas as partes e principalmente em nós, o iliministo está presente em nossas mentes e rege nossa cultura.
"Em vão buscaremos ao longe a liberdade se não a cultivarmos dentro de nós mesmos." (Rousseau)

“Preso policial suspeito de vazar informações de operação na Rocinha”

Gravações telefônicas levaram à prisão do suspeito. Ele está na Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis.
Foi preso na manhã desta terça-feira (7) um policial suspeito de vazar informações da operação feita por 12 delegacias especializadas na Rocinha, na quinta-feira (2). As informações são da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), onde o suspeito está preso. O policial trabalharia na 12ª DP (Copacabana) e teria sido identificado como Sérgio Luiz Albuquerque. Ele teria sido localizado por meio de gravações telefônicas. Junto com o suspeito foi apreendida uma picape Cherokee preta, que pertenceria ao policial. Há informações que ele teria uma financeira dentro da favela. Balanço da operaçãoSegundo o balanço divulgado pela Polícia Civil, oito pessoas foram detidas na operação que reuniu mais de 300 policiais e durou mais de seis horas. Desse total, cinco foram presas e três vão responder processo em liberdade. Foram apreendidos 26 motos roubadas, dez quilos de maconha, cinco quilos de cocaína e 200 papelotes da droga, 500 pedras de crack, além de uma submetralhadora, uma pistola, um revólver, quatro granadas, uma bomba de fabricação caseira, radiotransmissores e computadores, que eram utilizados numa central clandestina de TV a cabo (mais conhecido como “gatonet”). Secretário quer punir culpados pelo vazamentoNa sexta-feira (3), o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, fez uma reunião com todos os chefes de equipes que participaram da operação realizada na Rocinha para apurar de onde partiu o vazamento de informações, que atrapalhou parte da operação e colocou a vida de policiais e da comunidade em risco.
É preciso pensar, Refletir, criticar, mas também agir.
Problemática:

*A população não confia nos militares. Isso além de gerar toda essa falta de credibilidade na polícia, desconfiança, leva o problema, mais em baixo ainda, pode parecer sensacionalismo, mas se a população não confia na segurança pública, a população adquire sua própria arma de fogo de forma legal ou não.
*Essa reportagem também nos remete a quantidade de militares corruptos e criminosos, onde a cada semana temos a notícia de no mínimo um, que foi descoberto, e se achávamos um absurdo a impunidade no meio civil, podemos aumentar ou dizer que a punição no meio militar é baixíssima, quase zero.
*Podemos também perceber uma defasagem nas academias militar de alguma forma, pois o certo seria que militares odiassem e fizessem de tudo para pegar um criminoso e não se aliar a ele.
*Isso não justifica a falta de honestidade e caráter, mas também podemos colocar a precária remuneração dos militares. Isso causa uma revolta, pois enquanto vereadores, senadores, governadores,juizes, políticos de uma forma geral recebem salários altíssimos, altos mesmos, pra uma grande maioria deles “não fazerem nada”, eles recebem um salário baixíssimo, e não desmerecendo o trabalhos desses “políticos” mas além de a maioria não trabalhar direito, o trabalho dos militares é tão importante quanto o deles, eles arriscam a vida todos os dias pela segurança da população e ganham menos de 10% dos que os de colarinho ganham. Uma revolta da farda X colarinho, faz também com que eles não tenham interesse em zelar pela a segurança, já que os créditos, se é que terá, não são da corporação que arrisca a vida, será dos que ganham 10 X mais do que eles. Os governantes

“Vizinhos Saqueiam carne enterrada pelo Exército no Rio”


Parte de um carregamento de 76,1 toneladas de caixas de carne "sem condições de uso", segundo a Receita Federal e o Ministério da Agricultura, foi desenterrada de uma área militar e serviu de matéria-prima para churrascos de moradores de Ricardo de Albuquerque, zona norte do Rio.
Rafael Andrade/Folha Imagem
Soldados escavam área em Ricardo de Albuquerque onde carne foi enterradaAs peças transportadas do porto do Rio pelo Exército para a área militar terminaram na churrasqueira dos vizinhos do CIG (Campo de Instrução de Gericinó), onde haviam sido enterradas. Apesar de a carne estar "sem condições de uso", ninguém foi atendido nos postos de saúde e no hospital da região com problemas relacionados à alimentação.Na quinta-feira, um caminhão do Exército despejou as caixas --o peso equivale ao de 85 veículos Pálio Fire-- em um buraco no campo de Gericinó a pedido da Receita Federal. Logo depois, vizinhos do terreno invadiram o local pela rua Boaçu e desenterraram as carnes. As caixas eram carregadas por famílias inteiras e até em carrinhos de mão.O Comando Militar do Leste informou que "o Serviço de Patrulha do CIG percebeu a presença de populares que residem nas imediações do campo retirando a carne que havia sido enterrada".Após expulsar os saqueadores, o material foi transferido para "uma área mais interna", segundo a nota. No entanto, militares ainda fechavam o buraco a cerca de 800 metros das casas ontem pela manhã."As conseqüências geralmente aparecem 24 horas depois de a pessoa ingerir o alimento, mas estamos em alerta para qualquer caso", disse o superintendente da Vigilância Sanitária, Victor Berbara, que afirmou não terem ocorrido casos de infecção alimentar na rede de saúde estadual da região. No posto de saúde que atende o bairro, também não houve atendimentos deste tipo desde a quinta-feira.Segundo ele, a ingestão da carne é "um risco muito grande". "A má conservação da carne faz com que microorganismos se desenvolvam. Eles podem causar desde uma infecção simples até uma infecção generalizada, desidratação e, dependendo do caso, óbito".A vigilâncias sanitárias estadual e municipal pretendem fazer uma inspeção no bairro a partir de amanhã em casas e comércio. Muitos venderam a carne ou guardaram em casa para churrasco no Dia dos Pais, no próximo domingo.OrigemReceita Federal e Ministério da Agricultura divergem sobre origem e destino da carne. Segundo nota da Receita, a carne veio da Argélia "e foi abandonada pelo importador". Em 5 de julho, foi feita a Declaração do Perdimento. Segundo o Ministério da Agricultura, a Argélia seria o destino, e não a origem da carne. As caixas têm inscrições apontando como importador de alimentos Sarl Sahby Simex, cujo o endereço seria rue de Stade, 7, Rouiba, Argélia.O mesmo selo informa o Brasil como país de origem da carne, mas aponta como exportador uma empresa sediada na Alemanha, a "International Meat" (carne internacional).Em consulta ao Ministério da Agricultura, a Receita foi informada de que o carregamento encontrava-se "em desacordo com a legislação vigente" e foi recomendada a destruição da carne. Adesivos colados nas caixas indicavam, em inglês, a data de validade da carne como sendo 5 de outubro de 2007.Segundo a Receita, a opção de enterrar a carne foi escolhida por ser a que "respeita mais o ambiente".

É extremamente importante para o progresso, lermos e analisarmos.

Problemática:

*76,1 Toneladas de carne foram enterradas sobre a alegação de que não estavam em condições de consumo, porém não foi explicada e apontado o motivo exato de não estarem em estado de consumo. As pessoas que comeram a carne não tiveram nenhum problema, como foi contatado pelas autoridades locais. Conhecidência ou a carne não tinha nada de errado e isso foi mais um grande desperdício? Ou será que uma grande quantidade de carne doada para a população, caso houvesse algum caso de doença devido ao consumo dessa carne, uma grande culpa e indenização seria jogada nas costas do governo.
*Segundo a Receita Federal a escolha de enterrar a carne foi escolhida por ser a que mais respeita o meio ambiente.Mas não seria essa totalmente a opção correta pois as carnes foram enterradas com suas embalagens plásticas que demoram em média 500 anos para ser absorvido pela natureza. Parece que houve uma certa preguiça de retirá-las de sua embalagens para serem enterradas já que a incineração segundo eles não seria uma opção válida por causa do Meio Ambiente.Pois para queimar toda aquela carne seria necessária uma grande quantidade de combustível emissor de gases poluentes.
*Além do problema ecológico, as embalagens devidamente especificadas mostravam uma data de validade de cinco de outubro de 2007, o que induzia a qualquer pessoa a pensar que estava em condição de consumo.
*A área militar onde foi enterrada foi literalmente saqueada pela população do bairro, logo podemos chegar à conclusão de que se pessoas simples (civis) conseguiram saquear aquela área, ela não era segura nem tão pouco para fazer um aterro de carnes que se consumidas ofereciam perigo á vida.
*Uma confusão e falta de organização se dá entre dois órgãos públicos: Segundo nota da Receita, a carne veio da Argélia "e foi abandonada pelo importador". Em 5 de julho, foi feita a Declaração do Perdimento. Segundo o Ministério da Agricultura, a Argélia seria o destino, e não a origem da carne. As caixas têm inscrições apontando como importador de alimentos Sarl Sahby Simex, cujo o endereço seria rue de Stade, 7, Rouiba, Argélia. O mesmo selo informa o Brasil como país de origem da carne, mas aponta como exportador uma empresa sediada na Alemanha, a "International Meat" (carne internacional).
*Só se sabe que a carne foi abandonada por seu exportador no dia 5 de julho, e como vimos apenas esse mês foi feito algo como enterra –lá, sendo que se providencias fossem antes tomadas talvez poderiam ser usados essas 70 toneladas para doação para a população carente.